terça-feira, 17 de abril de 2012

Não repetindo dados no Excel 2007 e versões anteriores

::Excel versão 2007::
>Método 1<
1- Clique na guia Dados>Excluir Duplicatas.
 
>Método 2<
Iniciaremos definindo a formatação condicional para a primeira célula de dados. Depois, copiaremos a formatação condicional para todo o intervalo.
No exemplo, a célula A1 contém um título de coluna (Fatura). Então, selecionaremos a célula A2 e clicaremos em Formatação Condicional, no menu Formatar. A caixa de diálogo Formatação Condicional é aberta. A primeira caixa contém o texto, O Valor da Célula é. Se você clicar na seta próxima a essa caixa, poderá escolher A Fórmula é.
                              Exemplo
Depois de clicar em A Fórmula é, a caixa de diálogo muda de aparência. Em vez de caixas para entrex e y, há agora uma única caixa de fórmula. Essa caixa de fórmula tem grande utilidade. Você pode usá-la para inserir qualquer fórmula que avalie VERDADEIRO ou FALSO.
No nosso caso, precisamos usar uma fórmula CONT.SE. A fórmula a ser digitada na caixa é:

=CONT.SE(A:A,A2)>1
Essa fórmula diz: Observe todo o intervalo da coluna A. Conte quantas células nesse intervaldo possuem o mesmo valor da célula A2. Em seguida, verifique se os valores são maiores que 1.
Ainda que não haja duplicatas, a contagem será sempre 1; como a própria célula A2 está incluída no intervalo, uma célula com o mesmo valor da célula A2 será encontrada na coluna A.
 Observação   Nessa fórmula, A2 representa a célula atual — isto é, a célula para a qual você está definindo a formatação condicional. Desse modo, se os dados estivessem na coluna E e você estivesse definindo a primeira formatação condicional na célula E5, a fórmula seria =CONT.SE(E:E,E5)>1.

Escolher uma cor para destacar as entradas duplicadas

Agora é hora de selecionar uma formatação diferente para identificar as duplicatas que sejam encontradas. Na caixa de diálogo Formatação Condicional, clique no botão Formatar.
                          Exemplo
Clique na guia Padrões e clique em uma cor de destaque, como vermelho ou amarelo. Em seguida, clique em OK para fechar a caixa de diálogo Formatar Células.
                               Exemplo
Você verá o formato selecionado na caixa de visualização. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Formatação Condicional, e…
                           Exemplo
Nada aconteceu! Wow! Se essa é a primeira vez que você define uma formatação condicional, seria bom se ela tivesse funcionado agora. No entanto, a menos que haja alguma entrada duplicada da célula A2 em outra célula, a condição é FALSA e, portanto, nenhuma formatação é aplicada.

Copiar a formatação condicional às células restantes

Copie a formatação condicional da célula A2 para outras células no intervalo. Com o cursor em A2, clique em Copiar, no menu Editar. Pressione CTRL+Barra de espaços para selecionar a coluna inteira. Em seguida, clique em Colar Especial, no menu Editar. Na caixa de diálogo Colar Especial, clique em Formatos e em OK.
                              Exemplo
Isso copiará a formatação condicional para todas as células na coluna. Agora  — finalmente — você pode ver algumas células com a formatação de preenchimento colorido, indicando que há uma duplicata.
É interessante ir até a célula A3 e observar a fórmula condicional (depois de tê-la copiado de A2). Selecione a célula A3 e clique em Formatação Condicional, no menu Formatar. A fórmula na caixa A Fórmula é agora conta quantas vezes os dados na célula A3 aparece na coluna A.
                                          Exemplo
Você pode ter até 65.536 células com formatação condicional, cada célula comparando a célula atual com as outras 65.535 células. Tecnicamente, a fórmula na primeira etapa poderia ter sido =CONT.SE($A$2:$A$1751,A2)>1.
Além disso, ao copiar a formatação condicional para a coluna inteira, você poderia ter selecionado somente as células que contivessem dados antes de você usar o comando Colar Especial.

Destacar somente a segunda ocorrência da duplicata

A solução anterior assume que você deseja destacar os dois números de fatura duplicados, de modo que possa manualmente selecionar aquele para excluir ou corrigir. Se você não quiser destacar a primeira ocorrência da duplicata, ajuste a fórmula para:

=CONT.SE($A$2:$A2,A2)>1
 Observação    É importante inserir os cifrões exatamente como mostrado acima.
No primeiro argumento dessa fórmula, somente a segunda referência da célula para o intervalo de dados é alterada quando copiada para o restante da coluna. Isso significa que, ao procurar por duplicatas, a fórmula comparará somente as células da célula atual até a primeira célula no intervalo de dados.

Classificando os dados

Não é possível classificar uma coluna com base em uma formatação condicional. Se desejar classificar os dados de modo a colocar as duplicatas em uma área, siga as etapas abaixo:
Primeiro, digite o título Duplicatas na célula B1. Em seguida, digite esta fórmula em B2:

=CONT.SE(A:A,A2)>1
                                          Exemplo
Com o cursor na célula B2, clique duas vezes a alça de AutoPreenchimento (o pequeno quadrado no canto inferior direito da célula) para copiar a fórmula em toda as células abaixo, na coluna.
                                                                    Exemplo
Agora você pode classificar as colunas pela coluna B (ordem decrescente) e depois pela coluna A (ordem crescente), para exibir os números de fatura duplicados no alto do intervalo.
                                                   Exemplo 

                                                           ::Excel outras versões:: 
Se tem versões anteriores, adicione uma fórmula (pensando que os produtos estejam em A2).
=CONT.SE($A$2:A2; A2)

Quando o resultado desta fórmula for 2 ou mais, há duplicatas: classifique a tabela e exclua manualmente.
Se deseja criar uma regra de validação que impeça "digitar" em duplicidade, crie essa validação usando "a fórmula é:

=CONT.SE(A:A;A2)<2
 

É isso aí, espero ter ajudado, até mais.