terça-feira, 17 de abril de 2012

Calcificação Cortical

Calcificações corticais são outra importante manifestação patológica da síndrome e ocorrem só nas áreas cerebrais subjacentes ao angioma (regiões posteriores de um dos hemisférios).  Começam na substância branca subcortical e depois aparecem no córtex, predominantemente nas camadas II e III. Podem ser bilaterais em 20% dos casos. Provavelmente, devem-se à isquemia crônica por deficiência da drenagem venosa. As calcificações são o achado mais comum da
síndrome de Sturge-Weber em tomografias (TC). Na ressonância magnética (RM), podem ser difíceis de visualizar em T1; são melhor notadas em T2 como uma fita de hiposinal no córtex.
 


F. 50 a. Calcificações cerebrais na radiografia simples de crânio (perfil), e em TCs tomadas em janela óssea, axial e coronal. Predomínio das alterações no lobo occipital (no caso, D). Hemiatrofia cerebral, deformidade do crânio, espessamento da díploe no lado afetado. 
..
M. 12 a. Calcificações grosseiras no córtex do lobo occipital E (TC sem contraste, foto à E). Hemiatrofia cerebral E. Alargamento dos sulcos. Calcificações corticais aparecem em T2 como fita de ausência de sinal ao longo dos giros. 




Créditos - Neupatimagem - UNICAMP.