quarta-feira, 21 de março de 2012

Criptografias em Redes Wireless

Assim como divulgado em alguns sites especializados no assunto, estima-se que pelo menos 41% das empresas que possuem esse tipo de acesso, o fazem utilizando criptografia WEP (Wired Equivalent Privacy). Alguns podem pensar; que ótimo, essas empresas usam a criptografia para proteger-se; mas na verdade profissionais da área e hackers já descobriram que este tipo de segurança possui falhas na sua criação, e a partir disso vários ataques bem-sucedidos já foram apresentados.
Atualmente, a melhor opção de criptografia para redes Wireless é a WPA-PSK (Wi-Fi Protected Access)/ WPA2-PSK, esta trabalha com proteção de 256 bits. E lembre-se de criar uma chave WPA2/WPA Personal no formato semelhante ao das senhas, usando números, caracteres, letras ou até mesmo criando uma passphrase (frase senha). Outra medida importante a tomar é criar um SSID (nome da rede) bem inesperado para a rede.
Com essas ações sua rede ficará bem protegida, pelo menos até que novas descobertas sejam feitas, ocasionado a necessidade de novas mudanças.

  • Agora uma breve explicação do que seja Wireless:

Em telecomunicação, a comunicação sem fio é a transferência de informação sem a utilização de cabos. As distâncias envolvidas podem ser curtas (poucos metros, como em uma televisão e seu controle remoto) ou longas (milhares ou milhões de quilômetros para transmissões de rádio). É conhecido em países falantes de português, principalmente no Brasil, pelo anglicismo wireless.
Seu uso pode englobar diversos tipos de rádios, telefones celulares, assistentes pessoais digitais (PDAs) e redes sem fio. Outros exemplos de tecnologia sem fio são unidades de GPS, controles automáticos de portas comuns e portas de garagem, mouses, teclados e headsets de computador, televisão por satélite e telefones sem fio.