sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alerta de falso Vírus!


O software de segurança invasor, também conhecido como "scareware", é o software que parece ser benéfico do ponto de vista de segurança, mas fornece segurança limitada ou nenhuma segurança, gera alertas enganosos ou tenta ludibriar o usuário a participar de operações fraudulentas.

Como o software de segurança invasor invade meu computador?

Os criadores do software de segurança invasor criam janelas pop-up que parecem legítimas e anunciam software de atualização de segurança. Essas janelas podem aparecer na sua tela durante a navegação na internet.
As "atualizações" ou o "alerta" na janela pop-up pedem que você faça alguma ação, como clicar para instalar o software, aceitar as atualizações recomendadas ou remover vírus ou spyware indesejados. Ao clicar, o software de segurança invasor é baixado em seu computador.
O Software de segurança invasor também pode aparecer na lista de resultados de pesquisa durante uma busca de software antispyware confiável, por isso é importante proteger o seu computador.

O que o software de segurança invasor faz?

O software de segurança invasor pode relatar um vírus, mesmo que seu computador esteja limpo. O software também pode deixar de denunciar um vírus quando o computador estiver infectado. Inversamente, às vezes, ao baixar um software de segurança invasor, será instalado um vírus ou outro software mal-intencionado em seu computador para que o software tenha algo para detectar.
Alguns softwares de segurança invasores também podem:
  • Induzi-lo a uma transação fraudulenta (por exemplo, a atualização para uma versão inexistente de um programa pago).
  • Usar engenharia social para roubar suas informações pessoais.
  • Instalar malware que pode passar despercebido enquanto rouba seus dados.
  • Exibir janelas pop-up com alertas falsos ou enganosos.
  • Deixar seu computador lento ou corromper arquivos.
  • Desabilitar atualizações do Windows ou desativar atualizações de software antivírus legítimo.
  • Impedi-lo de visitar sites que forneçam antivírus.
O software de segurança invasor também pode tentar falsificar o processo de atualização de segurança da Microsoft. Veja a seguir um exemplo de software de segurança invasor disfarçado de alerta da Microsoft, mas que não é proveniente da Microsoft.
Exemplo de aviso de um programa de segurança invasor conhecido como AntivirusXP
Exemplo de aviso de um programa de segurança invasor conhecido como AntivirusXP.
Para obter mais informações sobre esta ameaça, incluindo análise, prevenção e recuperação, consulte o tópico Trojan:Win32/Antivirusxpna enciclopédia do Centro de Proteção contra Malware da Microsoft.
Esta é a legítima Central de Segurança do Microsoft Windows:
Captura de tela da legítima Central de Segurança do Microsoft Windows
Captura de tela da legítima Central de Segurança do Microsoft Windows.

Para proteger-se de software de segurança invasor:

Se suspeitar que seu computador tenha um software de segurança invasor:

Faça uma verificação no seu computador. Use seu software antivírus ou faça uma verificação grátis com o verificador de segurança do Windows Live . O verificador de segurança busca e remove vírus, elimina lixo do seu disco rígido e melhora o desempenho do seu PC.
Obtenha ajuda de um parceiro Microsoft .
Verifique suas contas . Caso acredite ter inserido informações sigilosas, como números de cartão de crédito ou senhas, em uma janela pop-up ou em um site de software de segurança invasor, monitore suas contas associadas. Para mais informações, consulte Golpes por e-mail e pela internet: Como se proteger .
Se suspeitar que seu computador esteja infectado com um software de segurança invasor não detectado atualmente com soluções de segurança da Microsoft, você poderá enviar amostras usando o Formulário de envio do Centro de Proteção contra Malware da Microsoft.